top of page

Banheiro: das casas de banho aos pequenos banheiros atuais.


Projeto: A|C Tampelli


No post sobre a Expo Revestir contei um pouco sobre as tendências e opções para os banheiros e disse que esses vinham ganhando destaque cada vez maior na arquitetura. Mas qual a história por trás deles?


Na Antiguidade, aparecem os primeiros registros de banheiros, porém esses não eram acessíveis a todos, por serem coletivos. Além da existência de latrinas coletivas, haviam as famosas casas de banho, que funcionavam como local de encontros e de socialização.

Só na Idade Média, com toda a repressão existente, é que os banheiros passaram a ser feitos de forma particular, mas ainda sim, fora das residências.


Latrinas coletivas

Imagem: Getty Imagens

Aqui no Brasil, os banheiros também demoraram a ser da forma como conhecemos. Quem mora ou já foi em alguma casa mais antiga já notou que existem poucos banheiros. Isso porque até a década de 70, era comum a existência de um para toda família.


Foi só nas décadas de 70 e 80 que se popularizam os lavabos, as suítes e elementos como a banheira e o bidê. Além de cores chamativas nos revestimentos e louças.


Imagem: nostalgiarama.blogspot.com.br/2016/01/os-banheiros-extravagantes-dos-anos-70.html

(Dica: olhem o post desse blog, do link de cima, um banheiro melhor que o outro!)

Todos os equipamentos que os banheiros possuíam, exigiam um espaço muito maior, dificilmente encontrado nas novas construções. Por essa razão, uma nova transformação vem ocorrendo neste ambiente. Agora é necessário que haja funcionalidade no mobiliário sem deixar de usar as diversas cores nos revestimentos, e para isso é essencial que tudo seja muito bem projetado! Separamos algumas dicas para mostrar que pouco espaço não é desculpa para falta de estilo e beleza!


  • Nicho embutido!

Esses nichos embutidos dentro dos box fazem com que haja menos espaço ocupado por aqueles suportes, além do que, se receberem um revestimento diferente da parede que estão inseridos funcionam como lindo elemento de destaque!


Projeto: Jéssica Moura Jucá

  • Armário atrás do espelho e cuba certa!

Os armários atrás de espelhos já foram muito usados, principalmente naqueles prontos e sem graça! Mas esse projeto mostra como um armário bem projetado, com revestimentos lindos e iluminação certa fazem a diferença! Aliás, #ficaadica os espelhos de maneira geral ajudam a aumentar o ambiente visualmente.


A escolha da cuba também é essencial! Hoje em dia há muitas opções disponíveis, de diversos tamanhos e formatos. As cubas de apoio (como essa ai em baixo) são ótimas pois ocupam menos espaços nos armários e são super charmosas né?


Projeto: Carol Cantelli

  • Bancada estendida!

As bancadas estendidas em cima da bacia sanitária estão aparecendo em cada vez mais projetos. E é uma ótima ideia, afinal, o espaço acabava ficando sem aproveitamento. E apesar do espaço ser pequeno pode armazenar itens de decoração, perfumes e outros utensílios de beleza.


Projeto: Camila Chalon

Os revestimentos podem ajudar à dar impressão do banheiro ser maior, mas o que vale mesmo na hora da escolha é o que tem a ver com a sua personalidade e gosto!


Essas são algumas dicas que podem ajudar, mas não esqueçam que é essencial o acompanhamento de um profissional!


Até breve!

Posts Relacionados

Ver tudo

Revestir

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Categorias
Procurar por tags
Nenhum tag.
Redes sociais
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon

Gostou do texto?

Então não perca nossos próximos posts

bottom of page